Ziraldo comemora os 40 anos de 'Flicts', seu primeiro livro infantil.  escrito em sábado 03 outubro 2009 21:23

flicts, literatura infantil, ziraldo

Blog de poesiainfantojuvenil : Poesia Infanto-juvenil, Ziraldo comemora os 40 anos de 'Flicts', seu primeiro livro infantil.

"Não tinha a força do Vermelho

não tinha a imensidão do Amarelo

nem a paz que tem o Azul

Era apenas o fragil e feio e aflito Flicts"


Obra lançada em 1969, Flicts completou seu 40º aniversário neste ano. Por esse motivo a Editora Melhoramentos lançou uma edição comemorativa na XIV Bienal do Livro. Além de Flicts, a cor que procurava seu lugar no mundo, essa nova versão traz em detalhes como foram a recepção da obra na época e sua repercursão na trajetória internacional.

 

Apesar de ser mais conhecido pelo Menino Maluquinho, personagem que ganhou as telas dos cinemas e que faz parte da infância de milhoes de brasileiros, foi com Flicts que Ziraldo fez mais sucesso internacional. Há versões lançadas nos Estados Unidos, Inglaterra e Japão. Tanto nessa obra como naquela, Ziraldo mantém sua principal característica: a simplicidade. E ele garante que o segredo para fazer sucesso com as crianças não mudou. Em suas palavras:


Há uma diferença na literatura infantil, um fenômeno que é muito curioso e que dá uma sobrevida aos livros. Os pais que tiveram a infância marcada por alguma obra querem que seus filhos leiam as mesmas coisas que eles leram quando eram crianças, por isso dão de presente para eles os mesmos livros.


Uma vez um pai de uma criança veio para mim, muito emocionado, pedir que eu autografasse um livro para o filho dele. Eu dei o autógrafo e ele me explicou que o filho tinha crescido lendo meus livros, assim como ele próprio. Só que, depois, ele também me contou que estava falando literalmente do mesmo livro. Ele tinha guardado o livro a vida inteira dele e depois dado ao seu filho. Fiquei muito feliz com aquilo.


Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932 em Caratinga, Minas Gerais. Começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão, como Jornal do Brasil, O Cruzeiro, Folha de Minas, etc. Além de pintor é cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor. O nome de Ziraldo veio da combinação criativa dos nomes de sua mãe, Zizinha, com o de seu pai, Geraldo. Ziraldo Alves Pinto era o mais velho de uma família de sete irmãos. Agora, com  mais de 70 anos, Ziraldo apresenta uma nova personagem, a Menina das Estrelas, que vem para mostrar que literatura infantil também é coisa para adulto.

Sendo assim, professores, não deixem de ler e sugerir a seus alunos.   

 

Querem saber mais sobre Ziraldo? clique aqui: www.ziraldo.com.br

“O O Menino Maluquinho
Ziraldo
Editora Melhoramentos  

 

“A A Menina das Estrelas
Ziraldo
Editora Melhoramentos

 

“Almanaque

Almanaque do Ziraldo
Luis Saguar e Rose Araújo
Editora Melhoramentos       

 

 

 

                                 

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.204.103.179) para se identificar     


9 comentário(s)

  • joyce mailto

    Qui 30 Ago 2012 20:17

    gostei muito desse pequeno texto.gostaria de4 reber mais coisas sobre o ziraldo email

  • Geraldo Antonio Fortunat mailto

    Qua 16 Mai 2012 02:39

    Olá Ziraldo,tudo bem?Meu nome é Geraldo tenho vinte anos,e escrevo Poesias e Crônicas desde de meus quinze anos,estou aqui no momento,para Parabeniza-ló e dizer que vc é o cara,e que tenho grandes esperanças de me torna um escritor de sucesso assim como vc,se não fosse muita arrogância quero lhe enviar uma das minhas obras,aguardo respostas,Obrigado Geraldo.

  • erica mailto

    Seg 23 Abr 2012 19:12

    oi ziraldo tudo bom gostei muito do seu livro ate a minha professora mandou eu procura uma poesia relacionada no seu livro li um pouco e gostei muito foi muito bom beijos te amo muito

  • Marcio Felix mailto

    Sex 30 Mar 2012 00:18

    Palavra do Millôr: Desconfio de todo idealista que lucra com seu ideal. Ele não buscou indenização pelas perseguições políticas durante o regime militar, e criticou você que buscou indenização.
    Ele disse que você não tinha IDEAL, você fez foi "INVESTIMENTO"

  • poesiaeoutrasmidias Dom 25 Out 2009 21:14
    Grande Ziraldo! Excelente escolha para representar o Universo da Literatura Infantil. Parabéns!

  • cordeleviolaoderua Sáb 24 Out 2009 14:24
    Parabéns colegas de turma!
    Acertaram com Ziraldo!

  • palavramarginal Sáb 17 Out 2009 02:18
    Ziraldo é uma boa pedida! Parabéns pessoal!

  • poesiainfantojuvenil Qui 08 Out 2009 07:11
    Guininho, não disse que o Eterno Menino Maluquinho seria uma ótima referência..

  • tropicalismo-antropofagia Ter 06 Out 2009 00:58
    Muito legal pessoal o Ziraldo é uma referência para literatura infantil, assim como Monteiro Lobato ele tem um trabalho diferenciado, uma literatura que se aproxima do leitor.
    abraços, Carla.


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para poesiainfantojuvenil

Precisa estar conectado para adicionar poesiainfantojuvenil para os seus amigos

 
Criar um blog